1º Seminário Brasileiro de Geotecnia Forense

_Realização

_Apoio

_Sobre o evento

O 1º Seminário Brasileiro de Geotecnia Forense, organizado pelo Capítulo Estudantil de Geociências Forenses da Universidade Federal de Pelotas (UFPel IFG Student Chapter), surgiu com o propósito de fomentar o estudo, discussão e aprendizagem de um tópico bastante relevante para a casuística brasileira na mineração, engenharia civil e meio ambiente. Há muito se debate sobre a importância de estudos técnicos especializados em laudos periciais, principalmente após os recentes desastres ocorridos pelo rompimento de barragens de rejeito. Para enriquecer um pouco a Geotecnia Forense no Brasil, trouxemos uma equipe espetacular de profissionais que desempenham um papel importantíssimo na interseção entre Engenharia e Geologia.

_Programação

  • 14 de julho
  • 15 de julho
  • 16 de julho

18h (Brasília)

Vibração e Danos pelo Uso de Explosivos

 

Dr. Enrique Munaretti

Engenheiro de Minas (1993), Mestre (1997) e Doutor (2002) em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS. Membro Fundador da Associação Brasileira de Engenharia de Explosivos (ABEE) e Diretor da International Society of Explosives Engineers (ISEE). Membro do Comitê BTC - Blaster's Training. Aplicação da Eng. de Minas em explosivos, rejeitos, ondas de choque, terrorismo, construção civil, entre outros.

 

 

19h (Brasília)

Geotecnia Forense: Uma Visão Geral

 

Dr. Luiz César Côrrea-Gomes (UFBA, BRA)

Geólogo pela UFBA (1982), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela UFBA (1992), doutorado em Geociências pela Unicamp (2000) e pós-doutorado em evolução tectônica de Bacias Sedimentares pela UFBA (2008). Experiência com Geomorfologia Estrutural, Reconstituição de Paleocontinentes, Mecânica de Rochas-Geotecnia, Dinâmica evolutiva de Bacias Sedimentares, Dinâmica de zonas de cisalhamento.

 

19h (Brasília)

As Normas Técnicas e as Práticas da Engenharia Geotécnica no Contexto dos Solos Tropicais

 

Dr. José Camapum de Carvalho (UnB - BRA)

Engenheiro Civil pela UnB (1978), Administrador pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1978), Bacharéu em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2009), Mestre em Engenharia Civil (Geotecnia) pela UFPB (1981) e Doutor em Engenharia Civil (Geotecnia) pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse, França (1985). Pós-Doutorado em Geotecnia na Université Laval, Canadá (2000).

 

18h (Brasília)

Contexto Atual de Pesquisas em Geofísica Forense e Obras de Engenharia

 

Dr. Mariano Castelo Branco (UFC - BRA)

Graduado em Geologia pela UFC (1981), Especialização em Sensoriamento Remoto Pelo INPE (1983) e UFOP (1981), Mestrado em Geoquímica e Geotectônica pela USP (1986) e Doutorado em Geofísica e Teledetecção pela Universidade de Nantes na França (1994). Professor da UFC no Departamento de Geologia. Atualmente coordena projetos na Rede de Geofísica PETROBRAS/CENPES/ANP e para a CPRM.

              

19h (Brasília)

Geofísica Aplicada à Geotecnia Forense

 

Dr. Welitom Rodrigues Borges (UnB - BRA)

Geólogo pela UFMT (2000), Mestre (2002) e Doutor (2007) em Geofísica pela USP. Consultor em Geofísica e Processamento de Dados GPR (Unicamp, Brain Tecnologia, Geopesquisa Investigações Geológicas). Professor de Geofísica no IG/UnB. Coordenou a Equipe de Geologia/Geofísica na busca de vestígios de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia. Líder do Grupo de Pesquisa de Geofísica Forense da UnB.

_Transmissão

As palestras ocorrerão ao vivo no canal do Youtube do UFPel IFG Student Chapter, ou acompanhe abaixo!

Dia #1

Dia #2

Dia #3

_Certificados

Durante o evento, listas de presença serão disponibilizadas no chat como forma de validar presença. Os certificados serão enviados por e-mail após o encerramento da programação.

_Compartilhe!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email