IFG Student Chapters: Origem

Larissa Bergamini

Graduanda em Engenharia Geológica na UFPel e Pesquisadora na área de Solos e Microvestígios.

Quem imaginou que 2020 nos reservava tratamento à la Capitão Nascimento? Aulas presenciais interrompidas por tempo indeterminado, saídas de campo canceladas e CBG em Brasília adiado. Mas não pede para sair não, universitário. Não desista, porque notícias animadoras estão por vir! Em meio a esta pandemia, um novo tipo de Student Chapter nasceu e é uma novidade não só no Brasil, mas no mundo.

 

Não temos neve no natal e nem nos fantasiamos para bater em portas e receber doces pela vizinhança no Halloween, mas temos os primeiros Student Chapters de Geologia Forense!

 

Alguns capítulos estudantis são velhos conhecidos para estudantes de geologia, como a AAPG, a qual representa a Associação Americana de Geólogos do Petróleo, e a SEG que representa a Sociedade de Geólogos Econômicos. Os chapters tem como objetivo, basicamente, reunir estudantes de graduação e pós-graduação com o mesmo interesse acadêmico para formar uma rede de contatos, dentro e fora das universidades, e para incentivar a produção e disseminação de conhecimento sobre a área de interesse.

 

Os capítulos estudantis de Geologia Forense estão ligados a Initiative on Forensic Geology (IFG) e tem os mesmos propósito listados anteriormente. Então, se você tem interesse em estudar sobre falsificação de gemas, tráfico de fósseis e, quem sabe, a tecnologia por trás das buscas por corpos enterrados ou imersos em ambiente aquoso, que tal se juntar a nós? Já contamos com IFG Student Chapters criados, até o momento, nas universidades UFPR, UFPel, UFRJ, UFRRJ, UnB e UniBH.

 

E, para novembro de 2020, as diretorias do UFPR IFG e UFPel IFG estão organizando o 1° Workshop Virtual de Geologia Forense que vai contar com a presença de pesquisadores com nomes consolidados em pesquisas nas áreas de geologia forense. Você não vai querer perder essa oportunidade!

 

Também anote na agenda os dias de um dos maiores eventos de ciências forense do mundo. O InterForensics vai acontecer entre os dia 08 e 11 de junho de 2021. Ainda em junho do próximo ano, do dia 28 a 30, o 50° Congresso Brasileiro de Geologia em Brasília vai abalar a estrutura desse Brasil e o prazo de submissão de resumos sofreu alteração também. Já viu que Geociências Forense é um subtema nas sessões temáticas? Se perdeu a oportunidade de mandar seu resumo antes, não se preocupe, terá reabertura para submissões no dia 03/11/2020 e o prazo final de envio será no dia 15/01/2021!

 

Se você leu esse texto e está ansioso com a ideia de criar um chapter em sua universidade, mas não tem muita ideia de quais atividades poderiam desenvolver, dê uma lida no tópico “Projetos em andamento nos IFG Student Chapters”.

 

 

Projetos em andamento nos IFG Student Chapters:

 

IFG UFPel – Grupo de Estudos em Geologia Forense, 1st Undergrad Geoforensic Research e Mentoria entre perito-criminal orientador e alunos com bom desempenho no grupo de estudos.

 

IFG UFPR – Ciclo de Palestras sobre o Mercado de Trabalho para Geologia Forense, organização e encaminhamento de pesquisas científicas, além de discussões semanais de artigos, notícias, documentários entre outros.

 

Outras atividades estão em desenvolvimento como mesa redonda entre peritos e acadêmicos, curso de inverno, encontro para discussões de assuntos aplicados da geologia forense, além de um animador começo de ideia para a criação de um encontro presencial de todos os student chapters.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Veja Também

Posts Relacionados

pt_BRPT_BR
%d blogueiros gostam disto: