Criada a 1ª disciplina brasileira de Geociências Forenses a nível de Graduação

No dia 5 de abril de 2021 foi oficializada a criação da primeira disciplina de Geociências Forenses do Brasil, a ser inserida na Grade Curricular do curso de Bacharelado em Geologia da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. A proposta foi formulada em conjunto pelos docentes Prof. Dr. Carlos Conforti Ferreira Guedes, Prof.ª Dr.ª Anelize Bahniuk Rumbelsperger, pelo Perito Criminal Federal Dr. Fábio Salvador e pelo geólogo Matheus Pereira N. e Silva, sendo os dois primeiros responsáveis pela oferta da disciplina. Em formato optativo no 8º período do curso, o estudante que deseja se matricular deve ter preenchido quatro pré-requisitos, sendo eles: Geoquímica I, Geoquímica II, Geofísica I e Geologia aplicada à Engenharia.

Com 60 horas-aula, sua ementa busca trazer ao(à) aluno(a) diversos tópicos das Geociências Forenses, como: Histórico e Princípios das Ciências Forenses; Panorama e Histórico das Geociências Forenses no Brasil e no Mundo; Conceitos e Noções de Criminalística e Cadeia de Custódia; Fundamentos das Geociências Forenses e seus campos de atuação: Solos e Microvestígios, Isótopos Forenses, Geofísica Forense, Gemologia Forense, Geoprocessamento Forense, Paleontologia Forense e Perícias Ambientais.

Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná.

A ideia inicial de criação da disciplina surgiu a partir do recente crescimento e popularização das Geociências Forenses no Brasil, assim como a necessidade de formar dentro da universidade um ambiente propício ao ensino formal e sistemático desse campo de estudo, o que até então era realizado na forma de atividades de extensão e seminários acadêmicos. Logo, com o apoio do Centro de Ciências Forenses da UFPR e de diversos laboratórios institucionais, como o Laboratório de Estudos Sedimentológicos e Petrologia Sedimentar (LabESed), Instituto Lamir (iLamir) e Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada (LPGA), espera-se cumprir com uma excelente formação teórico-prática ao estudante, fomentando uma nova área de atuação profissional do(a) geocientista no país.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Um comentário em “Criada a 1ª disciplina brasileira de Geociências Forenses a nível de Graduação

Deixe uma resposta

Veja Também

Posts Relacionados

%d blogueiros gostam disto: