Archives: Organizers

Encontre o que procura

Archives: Organizers

Isótopos como ferramentas para resolução de crimes

Isótopos são átomos de um mesmo elemento químico que possuem o mesmo número atômico (quantidade de prótons), porém apresentam diferentes números de massa (prótons + nêutrons). Essa diferença ocorre porque a quantidade de nêutrons diverge. Os isótopos de um elemento têm quase as mesmas propriedades químicas, mas as propriedades físicas diferem-se. A maior parte dos elementos químicos possui isótopos, que ocorrem em proporções diferentes na natureza (abundância natural).

Geofísica nas Ciências Forenses

A Geofísica é a ciência que estuda as propriedades e os processos físicos que ocorrem no interior da Terra. Através dos estudos geofísicos são localizados depósitos de petróleo e de minerais metálicos, água subterrânea, artefatos arqueológicos e tubulações em subsuperfície e delimitadas áreas contaminadas, entre outras possibilidades. Essa ciência encarrega-se ainda de analisar terremotos, erupções vulcânicas, variações do campo magnético da Terra e do campo gravitacional terrestre e mudanças climáticas.

Pseudociência não é opção

Meu pai tomou a terceira dose da vacina contra a COVID-19 nesta semana. Foi um dos primeiros do Brasil, com certeza, e talvez um dos

VestíGeo Podcast #01: Universidade x Órgãos Periciais Oficiais – Um Resumo

A Geologia Forense ressalta que há duas diferentes esferas de responsabilização: a esfera penal e civil, possibilitando a atuação em ambos os meios geológicos e criminais. Reavendo sobre o processo estagnado do Brasil; em relação a adoção de cadeia de custódia a Drª Cristina relembra a normativa na portaria nº 82 da SENASP (Segurança Nacional de Segurança Pública) que traça os procedimentos da mesma em comparativa com o texto da lei nº 13964/2019 que institui o código de processo penal de 1941, contemplando a inclusão do parecer da normativa nº 82/2014 do SENASP.

APCF: Prova científica está em risco, diz presidente da Associação sobre novo CPP

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a atualização do Código de Processo Penal (CPP) promoveu audiência pública nesta 6ª feira (30/4) sobre investigação criminal. O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, falou à comissão e destacou o assunto sob o ponto de vista da criminalística.

O óbvio da falta de respeito pela Ciência, ou: as consequências vêm depois

Em 25 de abril de 1982, a Rede Globo de Televisão se arriscou como nunca antes o fizera. A série televisiva COSMOS, sucesso internacional apresentado por seu criador, o cientista Carl Sagan, invadiu o horário nobre do domingo, logo após o Fantástico. Foi um choque! Planetas, galáxias, estrelas, anos-luz, buracos negros, poeira de estrelas…tudo apresentado de forma elegante, agradável e instigante para as tradicionais famílias brasileiras, em horário mais que nobre.

Não encontrou o que queria?

Busque novamente

plugins premium WordPress