Em 2017, aconteceu a primeira edição da InterForensics, realizada em Brasília com a presença de mais de 1,5 mil participantes e 175 palestrantes de dezenas de países. Profissionais das esferas pública e privada, acadêmicos e estudantes se reuniram para discutir o futuro das Ciências Forenses e debater dois temas de grandes proporções e importância para a história do país: a Operação Lava Jato e o acidente com a barragem de rejeitos que atingiu Mariana (MG).
Foram 10 trilhas temáticas, com temas abordados por palestrantes renomados como a ativista Debbie Smith, o perito do FBI Douglas Hares, o Ministro Gilmar Mendes, os professores Itiel Dror (University College London) e Paulo Veríssimo (Universidade de Luxemburgo) e a Presidente da American Academy of Forensic Sciences, Betty Layne DesPortes.
Destaque para a submissão de cerca de 200 trabalhos científicos, os diversos workshops, fóruns e encontros paralelos. O grande sucesso da primeira edição abriu caminho para a continuidade do evento.