DETALHES DO EVENTO

Data de início
2016-12-12
Data de encerramento
2016-12-15
Categoria

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL: https://web.archive.org/web/20170531235152/http://www.curitibaforense.com.br/ →

Compartilhe
II Colóquio Sul-Brasileiro de Ciências Forenses

Em 2016, o VI SEMINÁRIO NACIONAL DE DNA E LABORATÓRIOS FORENSES, juntamente com o II COLÓQUIO SUL-BRASILEIRO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS FORENSES, acontecerá em Curitiba-PR, Campus Jardim Botânico da UFPR, num cenário aprazível para a troca de experiências, aquisição do conhecimento e inovações científicas e tecnológicas na área forense.

O evento, promovido pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Paraná e pela Associação Brasileira de Criminalística conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná e da Fundação da Universidade Federal do Paraná, da Polícia Científica do Estado do Paraná, da Associação dos Peritos Criminais Federais e da Polícia Federal.

VI SEMINÁRIO NACIONAL DE DNA E LABORATÓRIOS FORENSES, evento bianual com temática específica, tem sido um fórum promissor para que dirigentes e profissionais possam conhecer e avaliar novos equipamentos e metodologias, ferramentas de atualização e inovação às demandas periciais. A participação de renomados palestrante, juristas, peritos e pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional, nas áreas da Genética, Toxicologia, Química e Bioquímica Forense tem refletido diretamente na valorização e crescimento da perícia brasileira na área investigativa laboratorial.

II COLÓQUIO SUL-BRASILEIRO DE PESQUISAS EM CIÊNCIAS FORENSES, por sua vez, tem como foco apresentar pesquisas na área forense e, desenvolvidas em universidades brasileiras. Uma ênfase especial de como a interação da academia com os órgãos de perícia podem ser produtivos no incentivo à pesquisa e na produção científica.

Com estimativa de público de aproximadamente 500 participantes o evento terá como público alvo profissionais envolvidos com a elucidação criminal, como Peritos Criminais, Médicos Legistas, Policiais Militares, Policiais Civis, Promotores de Justiça, Juízes de Direito, Advogados e Defensores Público, além de pesquisadores e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento.

Durante o evento gestores na área pericial, tais como Associação Brasileira de Criminalística – ABC, Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos – RIBPG e Fórum de Pesquisadores das Ciências Forenses, terão oportunidade para discutir em reuniões específicas diretrizes e políticas que promovam uma sólida e profícua integração entre peritos oficiais, pesquisadores, acadêmicos e gestores da perícia no Brasil, enfatizando a importância da atuação da perícia criminal na promoção da justiça e da cidadania.

Esperamos que as atividades e experiências vivenciadas durante o VI SEMINÁRIO NACIONAL DE DNA E LABORATÓRIOS FORENSES e II COLÓQUIO SUL-BRASILEIRO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS FORENSES, possam trazer um importante incentivo ao desenvolvimento da pesquisa forense e contribuir para a evolução da perícia e da justiça brasileira.