Geociências Forenses

GEOCIÊNCIAS FORENSES

Geologia Forense é a área da Criminalística que se preocupa com a aplicação dos dados e técnicas da Geologia na apuração de questões de inquéritos policiais e processos judiciais que podem chegar aos tribunais. É um ramo das geociências relativamente recente que tem mostrado resultados satisfatórios quando aplicado à resolução de crimes. E tem como um de seus fundamentos o Princípio da Transferência de Locard, o qual define que qualquer ação de um indivíduo e, obviamente, a ação violenta constituindo um crime, não ocorre sem deixar traços sendo considerado um dos pilares da Criminalística.

Criminalística é definida como a disciplina científica voltada para o reconhecimento, identificação, individualização e avaliação das provas materiais de um crime. ​

A Geologia Forense aplica-se na investigação científica de diferentes corpos de delito, como: análise de vestígios associando indivíduos a determinados locais de crime, a sequência de visitas de um indivíduo a certos locais, a localização de corpos ou objetos perdidos, a origem de vestígios materiais, a origem geográfica de restos humanos não identificados, intervalo de tempo de corpos no local de crime, falsificações (fósseis, gemas, jóias, obras de arte), crimes ambientais (poluição, desmoronamentos, escorregamentos, derramamentos), indícios geológicos em vestígios balísticos, mineração clandestina de metais e demais recursos minerais, garimpos, sítios fossilíferos, cavernas, exames em vestígios naturais e antrópicos, casos complexos que envolvem múltiplos conhecimentos e contextos.