VestíGeo Podcast

VestíGeo

Podcast

VestíGeo Podcast é um projeto organizado pelo UFPel IFG Student Chapter. Apresentado pelos acadêmicos em Engenharia Geológica Marcelo Tortolero e Larissa Bergamini, tem como objetivo explorar assuntos referentes não só as Geociências Forenses mas também diversas nuances científicas da Criminalística.

         

Idioma: Português Brasileiro

Episódios

A finalidade da cadeia de custódia é assegurar a idoneidade dos objetos e bens escolhidos pela perícia ou apreendidos pela autoridade policial, a fim de evitar qualquer tipo de dúvida quanto à sua origem e caminho percorrido durante a investigação criminal e o respectivo processo judicial.


No episódio piloto do VestíGeo Podcast trataremos sobre a relação entre Cadeia de Custódia, Órgãos Periciais e as Universidades. Para um melhor entendimento deste assunto temos a participação da Prof. MSc. Camille Urban (UFPel) e da Perita Criminal Dr. Cristina Barbieri (IGP-RS) como convidadas.

“O presente é a chave para o passado.” – Charles Lyell (1797-1875). E se associarmos este lema geológico ao combate ao tráfico de drogas?

 

No segundo episódio do VestíGeo Podcast, temos como convidados o geólogo mestrando Matheus Pereira N. e Silva (UFPR) e a Dr.ª Mariana Ramos (UFRGS) para debater sobre a relação entre o tráfico de drogas e a Geologia Forense. De banco de dados à níveis de THC, estes foram alguns assuntos abordados deste episódio.

O Biólogo Forense é o cientista que lida com vestígios de plantas, aplicando a diversas técnicas de análise às provas recolhidas no local do crime, incluindo pólen, fragmentos e resíduos de plantas, compostos químicos e DNA das plantas.
    

Seja na área cível ou criminal, a Botânica Forense é um importante argumento para a Perícia. Para entendermos melhor esta temática, temos como convidadas a Perita Criminal Dr.ª Marina Milanello (PC-SP) e M.ª Cynthia Ramos (USP), ambas com formação na área de Ciências Biológicas com ênfase no âmbito criminal.

“O conceito de microvestígios têm mudado, não sendo somente ‘micro’ de pequeno, e sim de deixado para trás” (Fábio Salvador).

De especificações da Criminalística atual até história de aplicações em um caso real, estes foram alguns dos assuntos abordados no episódio #04 de VestíGeo Podcast. Tivemos como convidados o Perito Criminal Federal Dr. Fábio Salvador, a Dr.ª Samara Testoni (UFPel) e o Dr. Vander Melo (UFPR).

 

Neste episódio, fomos agraciados com um relato detalhado do homicídio ocorrido no estado do Paraná há alguns anos, da perspectiva de dois acadêmicos que foram convidados a auxiliar nas investigações. Quer saber o papel deles na solução deste crime? Ouça até o final, e se possível procure pelo artigo “Can analysis of a small clod of soil help to solve a murder case?”… ouvinte satisfeito, ou seu dinheiro de volta!

Nicolas Cage, Leonardo DiCaprio, Geoparques e Mesas de Centro. Estes foram alguns dos assuntos abordados nesse quinto episódio do VestíGeo Podcast.

 

Fósseis são talvez um dos objetos mais cobiçados pelo “tráfico cultural”. A falta de controle nas fronteiras acaba por torná-lo um problema de âmbito mundial, podendo se tornar até mesmo um entrave diplomático.

 

No episódio de hoje do VestíGeo Podcast, temos como convidados o Dr. Renato Ghilardi (Unesp), atual Presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia e a Perita Criminal Federal Mariana Albuquerque (PF), com participação na Operação Munique, a qual desmontou uma quadrilha de tráfico internacional de fósseis e pedras preciosas brasileiras.

 

Tráfico de patrimônio cultural é crime, em nosso post temos diversos telefones de contato para denúncia de extração ilegal de fósseis.

Contato

E-mail de contato: vestigeopodcast@gmail.com
Apresentadores: Larissa Bergamini (@gaminiber) e Marcelo Tortolero (@marcelotortolero)
Arte: Hugo Leonardo (@hleoliveira)
Edição: Daniel Gaby (@_danigaby)
Produção: UFPel IFG Student Chapter (@ifgufpel)